top of page

Em sua 9ª edição o Baile do Sarongue conectou artistas delirantes, designers e produtores de moda para projetar um novo ponto de encontro de criação itinerante, inspiradora e de carnaval.

Ocorreram três edições entre janeiro e março de 2017, realizadas em espaços marcados tanto pela ousadia na criatividade quanto resistência poética em sua forma de ocupação: híbrido de loja-boutique-galeria de arte, galpão industrial a céu aberto, e o deslocamento móvel do bazar em um grande show de carimbó aberto ao público.

Ao longo do projeto, contamos com diversos parceiros que embriagados pelo espírito e a paixão do carnaval brasileiro, contribuíram para o seu sucesso.

A primeira edição ocupou o espaço da loja comercial Frey Kalioubi, localizada na Praça Tiradentes no centro do Rio. 

Nas proximidades, na galeria de arte "A Gentil Carioca", frequentadores se juntaram para a abertura oficial do "Abre Alas"- evento anual com performances artísticas e competição de trajes carnavalescos.

A segunda edição foi realizada em um armazém localizado no Jardim Botânico, de propriedade da arquiteta Bel Lobo, onde mantém seu acervo de móveis e objetos apanhados em antiquários ao longo da vida. 

Escolhemos cuidadosamente um punhado dos melhores designers cariocas para lançarem suas coleções cápsulas de carnaval, entre eles grandes nomes como Isabela Capeto, Fernando Cozendey e o La Ursa Bazar: um coletivo de moda criado pelos artistas e designers Thiago Neves e Helena Pontes. 

Em virtude do estrondoso sucesso das edições anteriores - em conjunto com os produtores do “Queremos!”- fizemos a edição final em formato pocket, na varanda do Vivo Rio durante o show da Dona Onete.

A idéia era suscitar a atmosfera de um grande baile de carnaval, onde fosse possível encontrar os mais variados acessórios, e entrar no clima para a fantasia da melhor e maior festa de dia do mundo.

SATURNÁLIA 

Credits: Baile do Sarongue / A Gentil Carioca / La Ursa Bazar / Festa Rebola / Fernando Cozendey e Queremos!

bottom of page